Como fazer churrasco com coxão mole

Publicado em

30 de Março de 2016

Compartilhe

Raramente alguém pensa no coxão mole como um corte para o churrasco. Picanha, alcatra, maminha e costela são apenas alguns dos cortes que a maioria dos churrasqueiros e churrasqueiras levaria ao fogo primeiro.

Porém, o coxão mole pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco, pois rende grandes bifes que serão muito apreciados grelhados pela sua maciez e suculência.

Além disso, o coxão mole tem um preço menor que carnes como a picanha, auxiliando na economia. 

Assim, o primeiro passo é comprar uma boa pela de coxão mole, como essa da nossa linha Dia a Dia. Retire bifes de 2 dedos de grossura da peça e tempere a carne.

Como é um churrasco, você pode temperá-la apenas com sal grosso, salpicando sem esfregar. Depois leve à grelha para assar sob fogo quente como se fossem bifes de picanha, cerca de 7 minutos por lado para servir mal passado. 

Caso queirar um sabor diferente, você pode temperar cada bife com 3 dentes de alho amassados misturados ao sal grosso, regar com azeite de oliva e deixar marinando de 3 a 5 horas. Depois basta levar ao fogo conforme explicamos acima e quando ela estiver quase pronto, regá-la com um pouco de molho shoyu para dourar! 

A nossa maior recomendação é que você sirva o coxão mole mal passado ou no ponto, caso contrário, esse corte tende a endurecer rapidamente. Bom apetite!